• 18/04/2018

    10 dicas de decoração para apartamentos pequenos

    10 dicas de decoração para apartamentos pequenos

    A maneira como as pessoas vivem atualmente é muito diferente em comparação com antigamente: poucas décadas atrás, famílias com 3 ou mais filhos eram realidade em grande parte do país e do mundo. A falta de informações sobre prevenção ou controle habitacional, principalmente, contribuía muito para esse cenário. No entanto, com o passar dos tempos, avanços da tecnologia e comunicação, mudanças comportamentais e sociais, instabilidade econômica, etc. ter uma família pequena ou apenas um filho tem se tornado muito comum.

    Além disso, nota-se que é cada vez maior o número de estudantes que migram para os grandes centros urbanos para ingressar a uma Universidade.

    Tudo isso tem gerado um grande impacto no mercado imobiliário e a busca por casas e apartamentos com tamanhos reduzidos virou febre.

    Na onda dessa nova realidade, separamos para vocês algumas dicas de como decorar ambientes pequenos com muito aconchego e economia de espaço. Vamos lá:

    Planejar os espaços

    Para começar a organizar os móveis, você precisa entender todo o espaço que você tem. Cada cômodo pode ser utilizado de diversas maneiras: um quarto pode virar uma sala e vice-versa, os ambientes podem ser integrados ou ter mais de uma utilidade. Enfim, o primeiro passo é ter bem definidos: a sua necessidade e todo o espaço que você tem. Depois é só planejar, comprar ou reutilizar seus móveis.

    • Móveis com mais de 1 utilidade

    Quando você for em busca de móveis, procure por aqueles que mostrem praticidade e que não carregam demais visualmente o ambiente. Encontrar opções que possuam mais de uma finalidade pode não ser tão fácil, mas planejando e sabendo o que quer encontrar, você poderá ter grande economia (de espaço e de dinheiro).

    • Painéis de vidro/espelho

    Para dar impressão de ganho de espaço, essas duas opções podem ser um diferencial na sua decoração. Os painéis de vidro garantem um lugar mais livre, com maior entrada de luz natural e retira a sensação do ambiente “fechado”. Já os espelhos dão a sensação de profundidade para os cômodos, fazendo com que a primeira vista pareça o dobro do tamanho original. Eles podem ser colocados de maneiras estratégicas, atrás de objetos decorativos, móveis etc.

    • Faça bom uso das portas

    As portas geralmente são esquecidas em uma decoração, mas quando se trata de eficiência, nada de deixá-las de lado. Com ganchos, por exemplo, suas portas podem ser muito bem aproveitadas, elas podem servir de suporte para bolsas, blusas, panos de prato ou qualquer coisa que vier a sua mente.

    • Cores claras

    Para não ficar com o ambiente carregado e com muita informação em pouco espaço, a orientação é optar por cores claras. O ambiente com tons mais pastéis ganha iluminação e, consequentemente, aumenta o tamanho, tirando a sensação de sombras nesses ambientes reduzidos.

    • Plantas na sala

    Como já falado acima, para o ambiente passar a sensação do aumento de tamanho, eles devem ser “clean”, arejados e leves. E as plantas têm um papel fundamental nisso. Sejam elas em vasos no chão ou em um jardim vertical, as plantas preenchem o lugar, trazem vida, fazendo com que o ambiente se modifique.

    Obs: preste atenção na sua rotina e escolha as plantas mais adequadas. Toda planta requer tempo e cuidado: algumas mais, outras menos.

    • Luminosidade

    A luz natural é uma aliada no disfarce dos pequenos ambientes. A maneira correta de utilizar a luminosidade ao seu favor, caso não aja tanta luz natural, é fazer o uso inteligente das lâmpadas brancas ou amarelas. As lâmpadas com tom branco aumentam os espaços, porém os tornam mais frios, com sombras mais cruas. Intercale com a lâmpada de tom amarelo, com abajures ao lado das camas, sofás etc.

    • Utensílios como decoração

    Assim como os móveis que podem ter mais de uma utilidade, os utensílios também. O que impede de uma panela ser um item de decoração da cozinha? Deixe os utensílios pendurados em ganchos espalhados pela parede e pronto! Além de harmonizar o ambiente, você ainda economiza espaços para guardá-los.

    • Use prateleiras

    Para que o ambiente não se torne fechado, o uso das prateleiras podem ser uma boa opção para sua cozinha, sala ou quarto. Seja para guardar os pratos, livros ou objetos decorativos, esse tipo de organização dá maior sensação de profundidade e bom uso das paredes.

    • Móveis com rodinhas

    Em ambientes pequenos, a melhor opção é a mobilidade dos móveis. Colocando rodinhas nos mobiliários, fica fácil alterar a disposição desses itens quando houver um maior número de pessoas dentro do ambiente, por exemplo. A mesinha do centro vai para o canto, liberando espaços para mais cadeiras... E tudo isso, apenas arrastando o móvel.

    Em um mundo tão dinâmico, a melhor maneira de viver é se adaptar às mudanças. Hoje vimos 10 dicas de como decorar seu apartamento/casa de tamanho reduzido. Para achar o imóvel que se adapte às suas necessidades, a Ribeiro pode te ajudar. Acesse e confira algumas opções.