5 motivos para investir em imóveis

5 motivos para investir em imóveis

Ganhar dinheiro com imóveis não é tão simples como nos ensinam os livros e familiares. Na verdade, nunca foi. Algumas boas alternativas para fazer patrimônio através de imovéis são:

Comprar para alugar

Segundo especialistas, o retorno mínimo aceitável de um imóvel residencial deve ser, em média, de 0,7% a 0,8%  ao mês. A razão é que os retornos anuais próximos de 8% podem ser facilmente obtidos através de títulos públicos, algo muito menos arriscado.

Comprar para vender

De forma geral, prefira comprar imóveis na planta para então revendê-los depois de prontos. Garimpar imóveis baratos e com potencial de alta não é tarefa fácil e requer muita disciplina;.

Construir e vender

Essa alternativa requer maior conhecimento de engenharia civil e maior disposição de capital, mas é uma alternativa bastante lucrativa. Do primeiro tijolo ao final da construção, num período de um a três anos, é comum haver valorização de 20%.

Dicas e cuidados

Imóveis costumam ter liquidez baixa, o que significa dificuldade na hora de transformá-lo em dinheiro. Não se vende um imóvel do dia para a noite. Além disso, um imóvel parado e(ou) sem inquilino pode jogar seu rendimento morro abaixo. IPTU, despesas com condomínio e manutenção são grandes vilões e podem derrubar todo o planejamento.

Por outro lado, imóveis são fortalezas e tendem a ser belas heranças familiares. Além disso, quem vende um imóvel e compra outro em até seis meses não paga imposto de renda sobre o primeiro. Toda alternativa de investimento tem seus altos e baixos. Para evitar micos, pesquise muitas alternativas antes de investir na compra de sua casa ou apartamento. Lembre-se de visitar imobiliárias, entrevistar moradores do bairro, estudar as redondezas e analisar a solidez da empresa e dos engenheiros responsáveis pela construção do bem.

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Deixar um imóvel parado pode sim pesar no seu orçamento. Desocupado, (...)

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

O conceito do Lummi vem para provar que a arquitetura e (...)

Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Mudanças são sempre bem-vindas, principalmente em nossa própria casa, não é (...)