5 motivos para investir em imóveis

5 motivos para investir em imóveis

Ganhar dinheiro com imóveis não é tão simples como nos ensinam os livros e familiares. Na verdade, nunca foi. Algumas boas alternativas para fazer patrimônio através de imovéis são:

Comprar para alugar

Segundo especialistas, o retorno mínimo aceitável de um imóvel residencial deve ser, em média, de 0,7% a 0,8%  ao mês. A razão é que os retornos anuais próximos de 8% podem ser facilmente obtidos através de títulos públicos, algo muito menos arriscado.

Comprar para vender

De forma geral, prefira comprar imóveis na planta para então revendê-los depois de prontos. Garimpar imóveis baratos e com potencial de alta não é tarefa fácil e requer muita disciplina;.

Construir e vender

Essa alternativa requer maior conhecimento de engenharia civil e maior disposição de capital, mas é uma alternativa bastante lucrativa. Do primeiro tijolo ao final da construção, num período de um a três anos, é comum haver valorização de 20%.

Dicas e cuidados

Imóveis costumam ter liquidez baixa, o que significa dificuldade na hora de transformá-lo em dinheiro. Não se vende um imóvel do dia para a noite. Além disso, um imóvel parado e(ou) sem inquilino pode jogar seu rendimento morro abaixo. IPTU, despesas com condomínio e manutenção são grandes vilões e podem derrubar todo o planejamento.

Por outro lado, imóveis são fortalezas e tendem a ser belas heranças familiares. Além disso, quem vende um imóvel e compra outro em até seis meses não paga imposto de renda sobre o primeiro. Toda alternativa de investimento tem seus altos e baixos. Para evitar micos, pesquise muitas alternativas antes de investir na compra de sua casa ou apartamento. Lembre-se de visitar imobiliárias, entrevistar moradores do bairro, estudar as redondezas e analisar a solidez da empresa e dos engenheiros responsáveis pela construção do bem.

Principais cuidados ao comprar um imóvel na planta

Principais cuidados ao comprar um imóvel na planta

O mercado está aquecido e são diversas as opções de empreendimentos (...)

Não compre um imóvel antes de conferir essas dicas infalíveis!

Não compre um imóvel antes de conferir essas dicas infalíveis!

A compra de um imóvel é um dos momentos mais importantes (...)

Seu quarto é pequeno? Confira 3 dicas de como decorá-lo

Seu quarto é pequeno? Confira 3 dicas de como decorá-lo

Ter um quarto pequeno não significa que ele não pode ter (...)