Como declarar imóveis no Imposto de Renda

Como declarar imóveis no Imposto de Renda

Quem comprou, vendeu ou fez a doação de um imóvel em 2020 precisa declarar a transação no imposto de renda. O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 30 de abril.

Devem ser declarados imóveis com valor de aquisição superior a R$ 300 mil. Os imóveis devem ser declarados no campo “Bens e Direitos”, conforme os códigos para itens do mercado imobiliário: 11 para apartamentos; 12 para casas; e 13 para terrenos. 

 

Imóvel financiado

No caso de imóveis financiados, é preciso informar a data de aquisição, dados do vendedor, a condição do imóvel – quitado ou financiado -, banco que cedeu o crédito, número de parcelas pagas e quantas restam, área e endereço do imóvel. Para imóveis comprados em 2020, a informação referente à “situação em 31/12/2019” deve ser R$ 0,00. No campo “situação em 31/12/2020”, é preciso colocar o valor de entrada e o que foi pago até a data (parcelas do ano, custos extras, como impostos, e eventuais reformas).

Leia mais: Mercado imobiliário está confiante para o cenário pós pandemia

Para imóveis financiados já declarados, o contribuinte deve informar apenas o que foi pago durante o ano de 2020 e não o valor total do bem. Neste caso, no campo “situação em 31/12/2019” é preciso informar os valores pagos até a data e em “situação até 31/12/2020”, os valores pagos ao longo do ano mais as prestações pagas em 2019 e nos anos anteriores.

 

Imóvel quitado

Para imóveis quitados antes de 2020 e declarados é preciso apenas repetir o valor nas situações referentes a 2019 e 2020. O valor deve ser o mesmo da escritura, com o acréscimo de informações sobre despesas com reformas, corretagem e impostos.

No caso de imóveis comprados antes de 2020 e que não foram declarados até então, o valor deve ser informado no campo referente a 2019. 

 

Imóvel em nome de casais

Casais unidos pelo regime de separação total de bens precisam ser declarados por todos os proprietários, com a informação do valor correspondente à parte de cada um. Casais unidos pelo regime de comunhão parcial ou total de bens, a orientação é que os bens comuns sejam informados integralmente na declaração. 

 

Imóvel recebido por doação

Os dados de imóveis recebidos por doação devem ser declarados com dados pessoais do doador. Se a doação foi recebida em 2020, o campo de 2019 deve ficar em branco, com o valor do imovel no campo de 2020.

O valor do imóvel também deve ser registrado em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”/”Transferências Patrimoniais”/”Doações e Heranças”. 

Por outro lado, quem fez a doação precisa informar os dados de quem recebeu o imóvel.

 

Com informações de Istoé Dinheiro e Site Contábil

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Deixar um imóvel parado pode sim pesar no seu orçamento. Desocupado, (...)

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

O conceito do Lummi vem para provar que a arquitetura e (...)

Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Mudanças são sempre bem-vindas, principalmente em nossa própria casa, não é (...)