Como financiar um imóvel.

Como financiar um imóvel.

Comprar um imóvel próprio é o grande sonho de grande parte dos brasileiros, seja para a construção de um patrimônio ou para sentir a segurança de morar em um imóvel seu, a conquista do sonho da casa própria precisa de organização, planejamento e foco. E muitos optam pelo financiamento imobiliário para realização desse sonho, porém muitas pessoas têm dúvidas de como proceder com o pedido. E é justamente sobre isso que vamos falar neste post: como financiar um apartamento!

Principais tipos de financiamento

Para comprar um apartamento, existem três principais formas de obter crédito imobiliário, isto é, três formas de pedir um empréstimo para pagar seu imóvel à vista: por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) ou direto com a construtora

Sistema Financeiro de Habitação

O SFH, assim como o SFI, utiliza recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que provêm dos depósitos da caderneta de poupança e FGTS. É destinado às famílias de baixa renda que desejam comprar ou reformar a casa própria. O programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, é um financiamento que se enquadra no SFH.

Confira suas principais características:

Sistema Financeiro Imobiliário

Se você deseja um apartamento avaliado em mais de R$1,5 milhão, o SFI pode ser uma opção, pois não há teto máximo. No entanto, as taxas de juros são mais altas — entre 12% e 16% ao ano.

Veja suas outras características:

Financiamento direto com a construtora

Essa é a modalidade mais flexível, pois não existe limites de valores de renda nem de taxas de juros. No entanto, você deve analisar muito bem a construtora, para evitar adquirir algo que não será entregue ou que esteja hipotecado.

Visite outros empreendimentos da construtora e pesquise sobre sua reputação antes de procurá-la.

Com financiar um apartamento: passo a passo

Sabendo das modalidades de financiamento, agora você já está apto a entender melhor todo o processo de financiamento. 

Confira, a seguir,  um passo a passo de como financiar um apartamento

1. Simule o financiamento

Procure as instituições financeiras, informe seus dados e faça uma simulação para que você saiba qual o valor da prestação e outras condições para o financiamento. Geralmente você consegue fazer isso online.

Verifique as possibilidades em diferentes instituições, assim você poderá escolher aquela mais compatível com as suas condições. Você também deve se certificar de que o imóvel escolhido pode ser financiado.

2. Entregue os documentos

Após a simulação e escolha do banco, encaminhe os documentos necessários para iniciar a operação. 

Na maioria das vezes os documentos solicitados são:

Depois disso, aguarde as análises de crédito e jurídica. O banco irá verificar seus documentos para garantir que você pode pagar pelo crédito, bem como as características do imóvel. Apartamentos muito antigos ou localizados em áreas de riscos tendem a ser recusados. 

3. Compre seu apartamento

Depois da linha de crédito ser aprovada, você já pode negociar a compra do seu apartamento, certo de ter o recurso necessário para concretizá-la. Nesse momento você já terá em mãos um Contrato de Financiamento.

4. Assine o Contrato de Financiamento

A instituição financeira deve emitir um Contrato de Financiamento para ser assinado por você e pelo vendedor. Você deve registrá-lo em cartório e pagar os custos adicionais — pagamento do registro e Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis. 

5. Finalize o processo para liberação do crédito imobiliário

Uma via do contrato deve ser enviada para o banco para que o processo seja finalizado e o crédito imobiliário liberado. Ao receber o documento, a instituição financeira libera o crédito para o vendedor — por depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC — entre 5 e 10 dias úteis.

Depois disso, é só pegar as chaves e fazer sua mudança! 

6. Gerencia o pagamento das parcelas

Após a aquisição, você deve pagar ao banco as parcelas definidas no contrato, caso contrário, há chances de perder seu imóvel. Após quitar a dívida, você recebe um Termo de Quitação de Imóvel, o qual atesta legalmente que você finalizou o contrato sem pendências.

Agora que você sabe como financiar um apartamento, busque a modalidade que melhor atende suas possibilidades e realize seu sonho!

E para não errar na escolha, entre em contato conosco, nossa equipe terá o maior prazer em ajudá-lo!

A Ribeiro Imóveis comemora 25 anos de história

A Ribeiro Imóveis comemora 25 anos de história

Essa semana a Ribeiro Imóveis completa 25 anos de história, são (...)

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Deixar um imóvel parado pode sim pesar no seu orçamento. Desocupado, (...)

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

O conceito do Lummi vem para provar que a arquitetura e (...)