Como se organizar para comprar o primeiro apartamento

Como se organizar para comprar o primeiro apartamento

A compra do primeiro apartamento é um momento marcante na vida de qualquer pessoa. Além da emoção de conquistar a casa própria, este também é um período de muito trabalho para escolher o imóvel, lidar com a burocracia e fazer os ajustes no novo lar. 

 

E por se tratar de uma conquista tão importante, é preciso ter bastante atenção logo no começo do processo. Para te ajudar a fazer isso da maneira mais prazerosa possível, listamos os principais pontos que demandam atenção na compra do primeiro imóvel:

 

Planejamento financeiro

Comprar um imóvel demanda investimentos e antes de mais nada é fundamental saber o quanto isso vai impactar no seu orçamento. Por isso, saiba o quanto você dispõe e que estilo de apartamento poderá comprar com a quantia. Além disso, verifique a situação a longo prazo e o tempo que será necessário para poupar antes de comprar.

Também é preciso saber como andam as suas finanças atualmente, com os gastos mensais fixos e possibilidades de redução de gastos para economizar.

 

Pesquisa de mercado

Fique por dentro de como anda o mercado imobiliário, se o momento é o ideal para comprar um imóvel e como andam as taxas de juros. Também vale a pena saber o valor do metro quadrado na região onde você pretende morar.

 

Modalidades de pagamento

Estude com atenção quais são as condições de pagamento disponíveis e quais as melhores instituições de crédito. Escolha a opção que melhor se adequa ao seu perfil. Lembre-se que no começo do processo é preciso pagar uma entrada, seguida de impostos e taxas. Além disso, quanto maior o valor da entrada, menores são os juros pagos no decorrer do processo e mais rápido é possível quitar a dívida. 

Isso vale tanto para um imóvel novo quanto para um apartamento usado.

 

Documentação

Saiba com antecedência quais são os documentos necessários para a compra do apartamento e providencie o quanto antes, para evitar surpresas que podem atrasar o processo. Se tiver dúvidas, conte com a ajuda de um despachante imobiliário ou advogado especialista no ramo.

 

Na planta, novo ou usado

Cada opção tem características próprias e este é o momento de avaliar qual é a melhor para você. Imóveis na planta demandam tempo de espera para a conclusão da obra, mas oferecem melhores condições de preço. Imóveis mais antigos costumam ter espaços mais amplos enquanto novos empreendimentos oferecem diversas opções de lazer.

 

Localização

Escolha um local com que você se identifique. Analise se a região oferece toda a estrutura necessária para a sua rotina, como comércios, boa localização e opções de deslocamento. 

 

Corretor

O profissional precisa ser de confiança e é importante que você se identifique com ele. O corretor ajuda a encontrar as melhores opções de imóveis conforme o seu perfil e também dá orientações na negociação. O corretor precisa ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de seu estado.

 

Sem dúvidas

Se escolheu um apartamento usado para comprar, converse bastante com o atual proprietário e tire todas as suas dúvidas sobre o imóvel, desde o barulho na vizinhança, incidência de sol, condições do imóvel, entre outros. Isso evita surpresas e ajuda na previsão de reparos ou outros investimentos.

 

Já o imóvel na planta exige bastante pesquisa sobre a construtora, a situação da empresa no  mercado e até relatos de compradores sobre a condição dos imóveis entregues ou eventuais atrasos na entrega das chaves. Além disso, aproveite todas as oportunidades de visitas ao apartamento durante as obras.

 

Com informações de Casa Vogue

Novidades para o mercado imobiliário em 2021

Novidades para o mercado imobiliário em 2021

Depois de um ano com tantas mudanças e incertezas, 2021 reserva (...)

Principais motivos para morar em uma chácara!

Principais motivos para morar em uma chácara!

Destino de muitas pessoas nas férias ou nos finais de semana, (...)

Como se organizar para comprar o primeiro apartamento

Como se organizar para comprar o primeiro apartamento

A compra do primeiro apartamento é um momento marcante na vida (...)