Fale com nosso especialista

Publicado em

Maneiras de deixar sua casa mais sustentável

O período de seca que está afetando grande parte do país fez com que várias famílias pensassem em alternativas para reduzir o consumo de água. Mais do que gerar economia, algumas medidas deixam a rotina mais sustentável.

Além de opções para o uso racional da água, apresentamos algumas sugestões que podem ser colocadas em prática na sua residência:

É sempre bom lembrar que é importante fechar a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes, além de guardar em um balde a água que cai enquanto o chuveiro esquenta. Além disso, é possível armazenar a água da chuva e a água dispensada pela máquina de lavar para ser usada na limpeza de calçadas, por exemplo.

Acumular várias peças de roupa, para lavá-las juntas, diminui o número de lavagens e consequentemente o consumo de água.

Escolher lâmpadas e outros eletrodomésticos de baixo consumo reduz o gasto de energia, bem como investir em captação de energia solar e desligar a luz dos cômodos vazios. Aproveitar o sol para secar roupas e abrir as janelas para a circulação de ar evita o uso de secadoras, ventiladores e ar condicionado.

A separação do lixo garante a destinação correta dos resíduos e a reciclagem de materiais.É possível também reaproveitar o lixo orgânico como adubo para plantas. Plantas, inclusive purificam o ar e são uma ótima opção de alimentos se você tiver uma horta em casa.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse