• 10/03/2020

    6 dicas para decorar um apartamento pequeno

    6 dicas para decorar um apartamento  pequeno

    Muitas pessoas vem optando por morar em imóveis mais compactos - e isso se deve a inúmeros motivos: seja pelo aluguel mais barato ou por simplesmente estarem se aventurando em morar sozinhos em outra cidades, por exemplo.

    Se você se enquadra nesse grupo, temos uma boa notícia: hoje, daremos dicas especiais de decoração para apartamentos pequenos.

    Não deixe de conferir!

    Faça uma avaliação

    Antes de começar a decorar, é muito importante que você tenha em mente alguns pontos importantes, como:

    Qual o tamanho do apartamento?

    - Quais são os objetos fundamentais no seu dia a dia? (Os que não tem tanta importância podem ser doados para que mais espaço seja liberado no seu novo lar).

    - Qual o tipo de piso (madeira, concreto, carpete) é o ideal?

    Os objetos que adquiriu para a decoração vão se encaixar no imóvel, ou até mesmo passar pela porta?

    Feito isso, vamos às dicas!

    Defina o seu estilo

    Definir o estilo de decoração é o primeiro passo quando o assunto é dar uma repaginada no imóvel que já vive ou quando se está de mudança e quer decorar o novo lar de uma maneira diferente.

    Existem diversos sites de referência que podem servir de inspirar e transformar um espaço pequeno num ambiente agradável - o Pinterest, por exemplo, é um deles.

    Utilize móveis multifuncionais

    Para otimizar espaços reduzidos, você pode dar mais de uma função para um móvel - assim, será possível diminuir a quantidade de peças no ambiente, deixando-o com um ar mais leve.

    Contar com um sofá-cama, banquinhos que servem como assento ou mesa lateral, e estante de TV giratória que atende mais de um ambiente, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

    Aproveite os espaços verticais

    Os espaços verticais podem ser muito bem aproveitados em apartamentos pequenos. A dica aqui é ocupá-los com estantes flutuantes, murais, quadros e plantas.

    Os espelhos também são ótimos acessórios, já que eles criam a sensação de amplitude e podem ajudar a tornar ambientes escuros mais claros e leves - é importante não abusar no número, já que muitos espelhos acabam deixando o apartamento confuso e até mesmo desconfortável.

    Escolha uma cor agradável

    Cores de paleta neutra são uma ótima escolha aqui - você pode utilizar acessórios com cores diferentes para deixar o apartamento personalizado. Entretanto, é mais indicado apostar em uma decoração homogênea, para aumentar a sensação de amplitude e deixar o visual mais limpo e menos cansativo.

    Aproveite cada espaço

    Deixar algumas áreas limpas também é importante, inclusive para a sua circulação dentro do apartamento - isso também dá a sensação de que o imóvel é maior. Sendo assim, se organize para fazer melhor o proveito de cada espaço.

    E aí, gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática, usar a criatividade e começar a sua nova decoração!