• 06/03/2020

    Dicas infalíveis para quem vai morar sozinha

    Dicas infalíveis para quem vai morar sozinha

    Não é de hoje que as mulheres vem mostrando seu papel de independência, e morar sozinha se tornou um ato que vem acontecendo cada vez mais cedo.

    Confira a seguir:

    Aprenda os afazeres domésticos

    Agora que você está morando sozinha, deve ter a consciência que, além dos gastos mensais como de água, luz, condomínio e aluguel, você também precisará se alimentar e manter a casa limpa e organizada - lembre-se, agora você é a responsável pelo lar.

    Sendo assim, se ainda não sabe cozinhar, lavar roupa ou não tem o costume de arrumar a casa, é melhor aprender - já que esses afazeres podem resultar num custo extra.

    A própria internet disponibiliza diversos vídeos aulas e cursos para auxiliar todos a realizar os deveres que uma casa necessita tranquilamente.


    Decore a sua casa

    O que muita gente não sabe é que dar um toque especial no atual lar, mesmo que ele seja alugado, é totalmente possível e viável. A dica aqui é pensar em objetos que são facilmente removíveis e que não causem grandes estragos no imóvel na hora de devolvê-lo a imobiliária.

    Por exemplo, quando for pendurar um quadro, opte por um adesivo em vez de utilizar pregos. Móveis diferenciados e adesivos de parede são outros acessórios que enfeitam e trazem estilo a qualquer moradia.


    Levante os seus custos

    Arcar com todos os custos não é uma tarefa fácil, portanto, é necessário um planejamento para evitar futuros problemas. Sendo assim, é importante elaborar uma lista de gastos fixos como água, luz, gás, internet, aluguel e condomínio, por exemplo, e ver se tudo está dentro do seu orçamento.


    Tenha uma reserva de emergência

    É importante ter em mente que os custos não são somente gastos fixos, mas também os eventuais, caso ocorra algum imprevisto: como manutenções, por exemplo.

    Tudo bem ter um orçamento apertado quando se mora sozinho pela primeira vez, mas não pode ser ao ponto de não conseguir cobrir problemas que venham a tona. É recomendado ter guardado entre três a seis salários - caso você ache muito, se organize para guardar uma quantia por mês, independente de quanto seja.


    Seja organizada

    Se organizar é essencial para que você mantenha tudo sobre controle. Assim você conseguirá realizar todas as dicas acima com sucesso, além de otimizar seu tempo para também conseguir ter seu momento de lazer.

    Portanto, não deixe a preguiça vencer, mantenha sua casa sempre organizada: o resultado será um ambiente mais agradável e satisfatório.


    Agora que você já sabe as dicas, é só curtir o seu novo lar. Aproveite!