O que devo perguntar ao corretor antes de comprar um imóvel?

O que devo perguntar ao corretor antes de comprar um imóvel?

Um imóvel costuma ser o maior sonho da vida de grande parte das pessoas e, por isso, é fundamental que não haja nenhuma dúvida sobre a compra para que tudo saia de acordo com o planejado. Afinal, é um grande investimento. 

Dessa forma, toda e qualquer dúvida deve ser elucidada, desde as mais simples até as mais complexas. Mas quais as principais perguntas a serem feitas para o corretor durante o processo de compra de um imóvel? 

1. O valor do imóvel é negociável?

Em alguns casos,os imóveis estão com o preço acima do que realmente valem no mercado imobiliário. Nesses casos, vale a pena tentar uma negociação que, geralmente são aceitos pelos corretores e passarão pelo crivo dos proprietários. É uma estratégia que pode render bons frutos para ambos os lados, representando a venda do imóvel para o proprietário e uma economia a mais para você. 

2. Quais gastos eu terei com o imóvel após a compra?

O momento da compra costuma ser incrível, mas acabamos fechando os olhos para detalhes muito importantes os custos adicionais.

3. Quais as condições de pagamento do imóvel?

Descobrir as exigências do proprietário em relação às condições de pagamento é fundamental, pois nada do que uma boa negociação para que ambas as partes saiam satisfeitas. Tenha em mente que as condições impostas na hora da venda tenham a ver com suas condições financeiras — para que depois você não venha a ter problemas.

4. A documentação do imóvel está em ordem?

Preços abaixo do mercado podem ser tentadores, mas também podem esconder armadilhas difíceis de se livrar após a compra. Existem imóveis que contam com inventários e se houver averbação, isso pode tornar seu negócio problemático e trazer alguns problemas.

Por meio da averbação (atos que intervirão no conteúdo do registro), é possível verificar as alterações ocorridas no imóvel e no seu registro, assim você vai ficar mais seguro em relação ao investimento. Não esqueça: impostos e taxas de condomínio anteriores à venda precisam também de comprovação de pagamento.

5. A região irá atender às suas prioridades?

Escola, farmácia, supermercado, mobilidade, transporte público e etc…O que é prioridade para você? Questione o corretor sobre o entorno do imóvel para entender se aquela região é a ideal para você e sua família.

Se você tem filhos, ter uma escola por perto é o ideal, assim como se há boas áreas de lazer dentro do condomínio ou no entorno. Gosta de fazer tudo a pé? Priorize regiões com boa oferta de comércio local. Dessa forma você evita grandes deslocamentos e sua experiência no imóvel desejado poderá ser desfrutada com qualidade e muito conforto.

Você sabe que acabamentos de qualidade podem valorizar seu imóvel?

Você sabe que acabamentos de qualidade podem valorizar seu imóvel?

Sabia que acabamentos de qualidade podem valorizar ainda mais o seu (...)

Quais os melhores bairros para morar em São José dos Pinhais?

Quais os melhores bairros para morar em São José dos Pinhais?

São José dos Pinhais faz parte da Região Metropolitana de Curitiba! (...)

Vale a pena investir em imóveis durante a pandemia?

Vale a pena investir em imóveis durante a pandemia?

Na hora de investir em um imóvel, é necessário analisar qual (...)