Peguei as chaves do apartamento, e agora?

Peguei as chaves do apartamento, e agora?

Receber as chaves do novo apartamento é um dos momentos mais aguardados por quem compra um imóvel. Muitas pessoas, inclusive, já estão pensando em reformas, nos itens de decoração e na disposição dos móveis nos cômodos. No entanto, é necessário ter atenção a alguns pontos logo após pegar as chaves para que, assim, você possa aproveitar tranquilamente sua nova morada e realizar todos os seus planos.

Quer saber o que você deve fazer? Então continue acompanhando o texto!

O que fazer após pegar as chaves do novo apartamento

Antes de mudar para um novo imóvel, é importante verificar algumas questões e tomar certas providências. Você deve, por exemplo, avaliar a infraestrutura do novo apartamento e ligar a energia e o gás. São, portanto, detalhes que podem facilitar o início da sua vida nesse novo lugar.

Veja o que sugerimos você fazer após pegar as chaves:

Vistoriar o seu imóvel
Fazer uma vistoria é fundamental para não ter dores de cabeça no futuro. E, acredite, você deve estar atento a tudo! Avalie, por exemplo, se as fechaduras, portas e j anelas estão em conformidade com o que foi prometido pela construtora — são as peças certas e estão funcionando corretamente? — e o estado dos pisos e azulejos instalados. Não deixe passar nem uma rachadura durante a vistoria!

Consultar o manual do proprietário
A construtora do imóvel deve fornecer o manual do proprietário, um documento onde constam todos os seus direitos e obrigações, além de orientações gerais sobre a manutenção e  funcionamento do apartamento. É no manual que você pode encontrar informações sobre o sistema de gás e qual o padrão de furos mais indicado para uso nas paredes do imóvel. Você vai instalar móveis e prateleiras, não?

Ligar a energia elétrica
A infraestrutura já está pronta, mas a ligação da energia elétrica depende de você. Entre em contato com a concessionária do seu município — ou compareça presencialmente numa das agências da companhia — e solicite a ligação. Para isso, informe o seu endereço completo e dados pessoais. Em algumas situações pode ser requerido o número do relógio de energia das áreas comuns do seu condomínio. Obtenha essa informação na administração do edifício.

Solicitar a circulação de gás e água
Os registros gerais de água e gás geralmente estão localizados no shaft — uma abertura vertical na alvenaria do corredor de um andar —, e eles permanecem fechados até a entrada do novo  morador. Você só precisa, portanto, solicitar, diretamente à administradora do seu condomínio, que a circulação seja restabelecida. Lembre-se também, que o manual do proprietário informa o sistema de gás utilizado.

Instalar Internet, telefone e TV por assinatura
Internet, telefone e TV por assinatura são considerados serviços básicos e seu novo apartamento possui toda a infraestrutura necessária para instalá-los, como conectores e tubulação com ou sem fiação. Só é preciso, então, entrar em contato com a empresa da sua escolha — e com a concessionária, no caso do telefone — para agendar a instalação. Mas não esqueça de, lá na vistoria, verificar se tudo está disponível conforme o projeto.

Conhecer as regras do condomínio
Além dos seus direitos e obrigações como proprietário, há também aqueles como condômino. As regras contribuem para que haja uma boa convivência entre os moradores. Entre as questões mais i mportantes que você precisa conhecer, destacamos:

● Regras e horários de uso das áreas comuns;
● Áreas onde animais domésticos podem frequentar;
● Como receber entregadores e prestadores de serviços;
● Uso de vagas de estacionamento por visitantes;
● Horários e dias em que são permitidas mudanças e obras;
● Sistema de descarte e coleta de lixo.

Organizar o pagamento das despesas fixas
Isso é essencial para o seu orçamento! Confira quais são as contas que devem ser pagas no seu novo apartamento para que você não enfrente problemas financeiros. Tenha ciência do valor da taxa condominial e do IPTU, confira as datas de vencimento das contas de água, energia elétrica e gás — que geralmente são as mesmas, já que a leitura dos registros é feita no mesmo dia. Se ficar em dúvida, procure a administração.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer após pegar as chaves do seu novo apartamento, e pode se preparar para mudar e decorá-lo com toda a tranquilidade!

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Deixar um imóvel parado pode sim pesar no seu orçamento. Desocupado, (...)

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

O conceito do Lummi vem para provar que a arquitetura e (...)

Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Mudanças são sempre bem-vindas, principalmente em nossa própria casa, não é (...)