Por que você não deve deixar seu imóvel parado.
Deixar um imóvel parado pode sim pesar no seu orçamento. Desocupado, um apartamento ou casa demanda recursos do proprietário que poderiam ser repassadas a quem estaria morando na unidade de aluguel. Outras vezes, o fato de não ter ninguém vivendo no local é justamente o fator desencadeador dos gastos adicionais. Por isso separamos algumas dessas despesas que talvez você não tenha levado em conta:
Manutenção
Não pense que fechar a porta do apartamento o protege das pequenas ameaças que vem de dentro. Imagine o que acontece se você não remediar uma infestação de cupins ou de baratas a tempo? Em um imóvel vazio, os cuidados diários que afastam essas pragas simplesmente não ocorrem. Por isso, é preciso separar dinheiro para combatê-los imediatamente, contratando empresas de dedetização, por exemplo.
Investir na limpeza do apartamento também é necessário como fator de prevenção, mesmo que ninguém esteja morando no imóvel. Nesse caso, a necessidade de manutenção substitui o desejo por conforto dentro de casa. Descuidar da manutenção é um atalho para ter problemas na hora em que você precisar colocar o imóvel de volta no mercado.
Condomínio
Se seu imóvel fica em um prédio, já sabe que terá esse custo. Ele pode ser maior ou menor, dependendo do número de unidades do prédio e da infraestrutura presente nele. A taxa de condomínio é usada para manter equipamentos como piscinas e playgrounds, mas também para pagar funcionários.
Se o imóvel está vazio, ninguém está usufruindo dos serviços prestados no prédio, o que torna essa despesa ainda mais dolorosa no bolso do proprietário.
IPTU
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve ser pago por proprietários de imóveis em área urbana, seja ele residencial ou comercial. A cobrança do imposto é feita pelas prefeituras e o valor devido é fixado conforme a avaliação do imóvel. Atraso nos pagamentos do imposto leva à multa.
Muitas vezes, proprietários repassam os valores de IPTU a locatários de seus imóveis, uma vez constando esse arranjo no contrato de locação. Importante lembrar que esse imposto é cobrado por unidade. Então, se você tem mais de um imóvel parado, vai ter de pagar IPTU por cada um deles.
Segurança
É comum que imóveis vazios também demandem mais cuidados em termos de segurança, principalmente casas ou unidades situadas em áreas mais desertas. Afinal, uma casa abandonada pode ser um convite para pessoas com más intenções. A instalação de câmeras pela propriedade ou a contratação de caseiros está na lista das possíveis despesas com segurança.
Contas
Muitas vezes, contas de água e gás vêm acopladas às despesas do condomínio. Não são pagas de forma individualizada por cada morador, e sim em um esquema de rateio. Neste caso, você vai pagar pelos litros de água que você não consumiu. Caso a conta seja individualizada no seu prédio, você pode solicitar às concessionárias o corte dos serviços.
Obras de emergência
Em um apartamento vazio, uma infiltração no banheiro, por exemplo, pode demorar muito mais para ser detectada. E quando for notada, já pode ter causado uma pequena catástrofe. Assim como podem acontecer danos às janelas por conta de uma tempestade, por exemplo. A desocupação de uma unidade aumenta a chance de gastos extraordinários com problemas que poderiam ser prevenidos ou resolvidos rapidamente.
Obras no prédio
Muitas vezes, os prédios sofrem reformas, às vezes urgentes e às vezes planejadas. Pode ser a pintura dos andares, troca de revestimento externo, instalação de uma academia de ginástica na área comum e muitos outros.
O dinheiro para arcar com essas despesas pode vir de economias prévias feitas pela administração do condomínio, ou então de taxas adicionais cobradas dos moradores. Nesse caso, os valores são cobrados no boleto do condomínio, mas o locatário tem direito a reembolso. Caso o imóvel esteja desocupado, você ainda vai precisar desembolsar essa quantia.
Se você tem um imóvel parado, saiba que está perdendo dinheiro, mas calma, a Ribeiro Imóveis pode te ajudar. Estamos à disposição para auxiliar na locação ou na venda do seu imóvel, converse com a nossa equipe!