Fale com nosso especialista

Publicado em

Qual a diferença entre sacada, varanda e terraço?

Há tantas formas de inovar na hora de construir ou reformar que muitas vezes a terminologia acaba confundindo. Por isso, para te ajudar a entender melhor qual a diferença entre sacada, varanda e terraço, e ainda entender as particularidades de cada espaço, reunimos algumas informações nesse post.

É fácil confundir essas denominações, mas no mundo da reforma e construção há definitivamente distinções. E, caso você esteja passando por uma obra também, é importante conhecer as características técnicas de cada um.

Arquitetonicamente, a varanda é um cômodo de extensão da fachada de casas ou apartamentos. Já a sacada é construída sobre uma superfície externa, não segue o alinhamento da parede e parece estar fora da construção.

Fato é que a diferença entre uma varanda e uma sacada não está no tamanho em si e sim na construção de suas estruturas. Existem, portanto, todos os tipos de varandas e todos os tipos de sacadas, decoradas e funcionalizadas das mais diversas maneiras.

Entretanto, em comparação com as outras estruturas exteriores, costumeiramente as sacadas são bastante pequenas. São utilizadas, entre outras coisas, como fonte de ventilação e luz natural.

Enquanto as varandas, muitas vezes, são maiores e podem chegar a ser um cômodo inteiro totalmente funcionalizado, como as varandas gourmet.

O que é sacada?

Sacada é uma estrutura que não toca o chão, construída a partir do 1º andar de casas ou apartamentos, muitas vezes ligadas a portas ou janelas. Ou seja, é uma construção exterior, muito charmosa, que se projeta para fora.

As sacadas surgiram durante a era da arquitetura medieval e renascentista. Naquela época, as estruturas eram suspensas em mísulas de pedra ou suportes de madeira. Mas, foi no século 19 que o concreto e o ferro fundido entraram em cena e assumiram como principais materiais de construção.

Hoje, as sacadas assumem formas e estilos tão diversos quanto as tendências arquitetônicas.

O que é varanda?

A varanda é parte da estrutura do edifício ou casa, ou seja, não fica suspensa para o exterior e partilha a mesma cobertura que o resto da construção. Ou seja, é apenas um projeto arquitetônico que dá abertura externa a um cômodo interno da casa.

Em geral, as varandas são espaços abertos localizados nas fachadas de casas ou prédios, muitas vezes ligadas ao cômodo de entrada. Assim como qualquer outro cômodo, as varandas podem assumir estilos decorativos múltiplos, a depender dos gostos e personalidades dos moradores, tudo para um design original e confortável.

A qualificação gourmet da varanda significa apenas que o espaço ganhou uma funcionalidade extra para a recepção de visitas, confraternização de familiares e amigos.

Ou seja, a varanda foi equipada com churrasqueira, fornos de pizza, fogões ou cooktops, mesas, cadeiras, puffs, etc. e assumiu uma decoração moderna e convidativa, se transformando em uma varanda gourmet.

O que é um terraço?

O terraço é, como o nome sugere, um espaço localizado na parte superior da construção. O incrível é que o terraço pode combinar engenhosamente todas as qualidades da varanda em um local muito mais amplo e totalmente aberto.

O terraço pode ser decorado com jardins, ganhar a funcionalidade gourmet com piscina, churrasqueira, mesas e cadeiras e ainda dispor de uma horta comunitária. Isto é, este espaço pode ser transformado em verdadeiro antro de paz no meio da cidade, permitindo a todos relaxar e desfrutar da companhia da família, amigos e vizinhos.

Cortejados durante os meses de verão, os terraços são invadidos pelos moradores ávidos por relaxar após um dia de trabalho, tomar uma bebida, comer nas alturas, tomar sol ou simplesmente apreciar de cima as belezas da cidade.

Por fim, os três termos se referem a área externa, mas os métodos construtivos de cada um são bem diferentes. Curtiu esse conteúdo? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

Fonte: Leroy Merlin/Casa & Jardim

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse