Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Reforma barata: 7 dicas para começar a mudar gastando pouco

Mudanças são sempre bem-vindas, principalmente em nossa própria casa, não é mesmo? Só a troca de posição de um sofá ou da cama já dá uma outra “cara” para o lar onde vivemos. Mas mesmo sem um grande orçamento é possível fazer mais do que isso. Você só vai precisar de uma boa dose de planejamento e criatividade.

Neste artigo, conheça 7 dicas para começar a mudar sua casa gastando pouco!

1. Faça um orçamento e pesquise no mercado

Antes de iniciar qualquer mudança na sua casa, você deve fazer um orçamento. É preciso ter bem claro o valor que pode ser gasto para não ter surpresas durante a reforma. Já pensou ter de interrompê-la ou alterar o projeto por falta de dinheiro? 

Avaliar com cuidado o que será feito ou adquirido para o seu imóvel também é importante. Você não precisa adquirir os móveis, itens de decoração e materiais mais baratos do mercado, mas sim aqueles que oferecem o melhor custo-benefício e valorizam sua casa. Por isso, é fundamental pesquisar no mercado e não sair comprando o que estiver mais em conta, tampouco o que primeiro encontrar.

2. Um cômodo por vez, ok?

Se você quer gastar pouco, o melhor a se fazer é reformar um cômodo por vez. Assim, você evita dores de cabeça geradas não só pelos eventuais aumentos de gastos iniciais, como também pela movimentação em torno da atividade, que pode impactar negativamente na rotina das pessoas que moram ou circulam no local. 

Escolha aquele ambiente que você mais deseja mudar agora e concentre seus esforços financeiros e todas suas ações para deixá-lo do jeito que você planeja. Pode ser uma parede, um banheiro, quarto ou varanda, você decide. Só não reforme todos de uma vez.

3. Saiba as medidas do ambiente a ser reformado

Não importa se o seu objetivo é reformar apenas o lavabo ou a sala de estar. É essencial saber todas as medidas dos ambientes que vão ser reformados para você comprar, por exemplo, a quantidade de tinta correta para pintar a parede da sua sala ou a escrivaninha perfeita para instalar no seu novo escritório.

Tão importante quanto saber as medidas do ambiente a ser reformado, é pensar onde você quer instalar tomadas e interruptores. Eles precisam estar alinhados com os móveis do ambiente para que não fiquem escondidos e percam a utilidade.

4. Defina qual o estilo da decoração

Fazer uma reforma é uma oportunidade de mudar o estilo da decoração da sua casa ou harmonizar um cômodo com o restante do seu lar. Isso também é importante para ajudar você na hora de escolher as tintas, revestimentos, acabamentos e móveis para o seu projeto.

Para uma decoração mais rústica, por exemplo, invista em tintas de efeito de cimento queimado, móveis de madeira e em paredes de tijolos à vista. 

5. Aposte em papel de parede

Uma reforma barata exige muita criatividade para encontrar ótimas opções de decoração por bons valores. O papel de parede é uma dessas alternativas econômicas para quem deseja mudar só uma parede ou reformar um cômodo inteiro. Aliás, esse tipo de material é uma ótima solução para quem mora de aluguel e não pode fazer mudanças estruturais na casa.

Hoje você encontra modelos estampados, lisos, coloridos, com textura e até em 3D. Além disso, há papel de parede específico para um determinado ambiente, como cozinha e banheiro. Ao definir o seu estilo, escolher qual papel utilizar será uma tarefa divertida!

6. Pinte apenas uma parede

Pintar uma parede é a solução para muitos desejos de mudança, sem falar no custo-benefício. Se estiver disposto, você mesmo pode pintar a parede e com certeza você não vai precisar gastar muito para comprar tinta para essa pintura.

Essa é uma opção criativa para harmonizar móveis e objetos de decoração do cômodo com a nova parede. Você também pode estender a pintura até parte do teto ou pintar somente essa parte do ambiente, principalmente se o pé-direito for alto.

7. Invista em objetos e itens decorativos

Nossa última dica é investir em objetos e itens decorativos. Você pode incluir, por exemplo, plantas, que não só contribuem para a estética, como também para a purificação do ar e a sensação de bem-estar. Não esqueça de pensar nos vasos para receber essas plantas, pois eles também ajudam a dar uma nova cara para o ambiente.

Almofadas são itens versáteis que podem fazer parte da sua reforma. São baratas e possuem estampas diversas, que podem ser substituídas quando você quiser. E vale considerar outros objetos decorativos como quadros, castiçais, eletrodomésticos antigos, entre outros, ajudam a transformar completamente um cômodo. Mas, claro, não esqueça de considerar o seu estilo na hora de escolher no que investir.

 

E agora que você já sabe como começar uma reforma barata, preparado para colocar as ideias em prática no seu imóvell? Não esqueça que um bom planejamento é tudo! 

A Ribeiro Imóveis comemora 25 anos de história

A Ribeiro Imóveis comemora 25 anos de história

Essa semana a Ribeiro Imóveis completa 25 anos de história, são (...)

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Por que você não deve deixar seu imóvel parado.

Deixar um imóvel parado pode sim pesar no seu orçamento. Desocupado, (...)

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

Lummi: o primeiro empreendimento boutique da ATR Incorporadora.

O conceito do Lummi vem para provar que a arquitetura e (...)